terça-feira, 27 de março de 2012

As formas de desigualdade

As castas

1) Max Weber afirma que a casta é uma ordem social, o que nos leva a dizer que o sistema de castas expressa uma forma de organização específica. A ordenação social baseada nesse tipo de agrupamento definia a posição dos indivíduos nos planos econômico e político, assim como a forma de funcionamento de suas instituições.
2) Pertencer a uma determinada casta podia conferir a seus membros uma posição social que era também política ante as demais castas numa dada comunidade.

A sociedade de castas

3) A sociedade de castas encerra algumas características básicas, como, por exemplo, a hierarquização rígida, baseada em critérios como hereditariedade, profissão, etnia, religião, que determinam uma “situação de respeitabilidade” e de relações sociais. A definição desses critérios ocorre a partir de um conjunto de valores, hábitos e costumes definidos pela tradição.
4) Pode-se dizer que nas sociedades antigas, a organização social baseava-se no sistema de castas. As desigualdades políticas, jurídicas, religiosas, etc. expressavam-se através do lugar que o indivíduo ocupava na estrutura de cargos e profissões, definidos pela hereditariedade.
5) A Grécia Antiga pode ser tomada como exemplo da especialização hereditária, com a caracterização das famílias a partir de suas profissões: família de médicos, de sacerdotes, de guerreiros, e assim por diante. Heródoto (484-425 a.C) chegou a definir três classificações para a terra: terras militares, terras reais, terras sagradas.

As castas e a sociedade hindu

6) Ainda hoje existe na Índia o sistema de castas, embora modificando, pois coexiste com um sistema de classes sociais.
7) Uma das características que marcaram a estratificação social hindu foi a hereditariedade; o nascimento era a condição básica para se definir uma dada posição na ordem social. A hierarquização dava-se com base na hereditariedade e, também, nas profissões, que definiam os indivíduos como pertencentes a grupo de status diferente.
8) Os pertencentes à casta inferior eram considerados impuros e não podiam sequer prestar serviços aos membros das outras castas superiores, pois tudo o que os impuros tocassem ficava contaminado: alimento, água, roupa, etc.
9) Apenas as castas puras (superiores) eram consideradas aptas a desempenhar funções públicas e a participar de determinadas atividades religiosas. As castas impuras eram praticamente segregadas, a elas não sendo permitido freqüentar escolas e templos, dentre outros locais.
10) De forma generalizada, é possível dizer que as quatro castas principais na Índia durante muito tempo foram as seguintes: brâmane (brahmin – casta superior a todas), chátria (ksbatriya – casta intermediária, formada pelos guerreiros), vaixá (vaishya – casta intermediária, mas abaixo da chátria, formada pelos comerciantes, agricultores e pastores) e a sudra ou pária (casta inferior a todas as demais, a dos impuros).

Os estamentos

11) A sociedade feudal, que teve seu apogeu entre o século IX e o XIV, tinha a sua organização social baseada em estamentos, ou estratos. A tradição contava como um dos elementos fundamentais na definição do conjunto de relações estabelecidas entre os diferentes estratos ou estamentos: nobreza, clero e servos.
12) A honra, hereditariedade, a linhagem, eram os elementos organizadores dos estamentos, ou seja, a hierarquização se estabelecia com base num conjunto de valores culturais, definidos pela tradição.



A organização política na ordem estamental

13) Max Weber afirma no livro Economia e sociedade que o feudalismo é uma estruturação política patrimonialista por excelência. A dominação tinha como base na posse e no uso da terra.

As classes sociais

14) As classes sociais, na teoria de Marx, expressam as desigualdades sobre as quais se assenta a sociedade capitalista.
15) Para Marx, a forma como os indivíduos se inserem no conjunto de relações, tanto no plano econômico como no sociopolítico, pode explicar a divisão da sociedade em classes sociais.

As classes sociais: uma relação antagônica

16) As classes sociais se constituem em relação umas com as outras. A classe trabalhadora se constitui em relação com a classe capitalista e vice-versa. Para Marx, a classe operária e a classe burguesa estão ligadas por uma relação de antagonismo, de contradição, que se baseia no processo de expropriação (econômica) e de dominação (política).
17) Para Marx, essa relação, antagônica e contraditória, é necessária e fundamental para que exista o capitalismo.

Max Weber e a estratificação social

18) Para Max Weber, a sociedade se assenta sobre três dimensões distintas: a econômica, a social e a política.
19) A dimensão econômica estratifica a sociedade através dos critérios pautados na riqueza, na posse e na renda.
20) A dimensão social funda uma maneira de estratificação baseada no status. O seu elemento definidor é a honra e o prestígio que as pessoas/ e ou grupos desfrutam, ou não desfrutam, a posição que ocupam na sua profissão, o seu estilo de vida, etc.
21) A dimensão política funda um modo de estratificação baseado no poder. Quanto mais poder os indivíduos e/ou grupos ostentarem, melhor eles se posicionarão na escala de reconhecimento no interior dessas relações de poder e de dominação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário