terça-feira, 8 de novembro de 2011

Funções Políticas

O COORDENADOR DE CURSO DEVE SER UM LÍDER RECONHECIDO NA ÁREA DE CONHECIMENTO DO CURSO.
É certo que essa liderança a que aludo resultará do conceito atribuído pelos pares do Coordenador, considerados os pares internos e os pares externos. O grau de reconhecimento poderá ser local, regional, nacional ou até mesmo internacional. Ele será reconhecido como líder na medida em que se transforma em referência na área profissional do Curso que dirige. Claro que deve ser reconhecido pelos artigos que publique, pelas palestras, conferências para as quais seja convidado a proferir, enfim, pela sua ação política externa, se se pensa na área central de conhecimento do Curso.

O COORDENADOR DE CURSO DEVE SER O “FAZEDOR” DO MARKETING DO CURSO
Em outras palavras, dominando por inteiro as “diferenças” essenciais de seu Curso, diferenças que ele procurará sempre ressaltar em relação aos cursos concorrentes, o Coordenador deve lutar e ser um promotor permanente do desenvolvimento do curso. Na minha opinião, mesmo que tenha que produzir uma campanha publicitária ou algo menos “explícito” para a difusão do Curso. Mais alunos por vagas, mais ibope, mais recursos. E é claro, ele deve ser, em suma, um “cativador” de talentos e um “descobridor” de oportunidades.

O COORDENADOR DE CURSO DEVE SER RESPONSÁVEL PELA VINCULAÇÃO DO CURSO COM OS ANSEIOS E DESEJOS DO MERCADO.
O Coordenador haverá de manter articulação com empresas e organizações de toda natureza que possam contribuir para o desenvolvimento do Curso, para o desenvolvimento da prática profissional, através dos estágios, para o próprio desenvolvimento do próprio currículo do Curso. Neste sentido, além de ser uma pessoa para dentro da Universidade, terá de ser uma pessoa para fora da Universidade, proporcionando visibilidade plena do Curso diante do mercado. É fundamental que prepare o corpo discente para o empreendedorismo, proporcionando ao alunado ideias de nichos de mercado onde os mesmos poderão atuar profissionalmente na condição de empreendedores (vale destacar que o Coordenador deve conhecer as possíveis áreas).
Além de empreender atividades de iniciação científica ou de pesquisa e as atividades de extensão ao corpo discente, não se limitando a estar na sala de Coordenação orientando-os quanto a procedimentos padrões que são tarefas da secretaria do curso.

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