terça-feira, 8 de novembro de 2011

FUNÇÕES GERENCIAIS

O COORDENADOR DE CURSO É RESPONSÁVEL PELA SUPERVISÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS, LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS DO CURSO.
Os alunos e os professores também sentem prazer por contar com condições adequadas para o estudo presencial. Assim, boas instalações, compreendendo salas de aula, laboratórios, auditórios e equipamentos em bom estado de funcionamento são considerados essenciais à boa aceitação do Curso. Portanto, estar presente e supervisionar sistematicamente as instalações, laboratórios e equipamentos disponíveis para o funcionamento do Curso é tarefa gerencial essencial da qual não pode descurar o coordenador de Curso. Não é que tenha de trocar lâmpadas ou consertar aparelhos e equipamentos. Nada disto. No entanto, ele precisará testar ou mandar testar tudo antecipadamente e providenciar a solução de eventuais pendências constatadas. Às vezes, um simples ranger de porta é suficiente para dificultar a concentração de alunos e professores numa sala de aula.

O COORDENADOR DE CURSOS É RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO DA AQUISIÇÃO DE LIVROS, MATERIAIS ESPECIAIS E ASSINATURA DE PERIÓDICOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DO CURSO.
Neste aspecto, não há o que duvidar. Clássicos ou marxistas sempre são importantes, mas obras específicas são fundamentais e essenciais. O Coordenador é responsável por recrutar indicações dos professores, sejam os novatos ou antigos na Universidade, dizer simplesmente que o professor não colaborou é má fé.

O COORDENADOR DE CURSO É RESPONSÁVEL PELO ESTÍMULO E CONTROLE DE FREQUÊNCIA.
Esta tarefa é gerencial no estrito sentido. Negociar antecipações de possíveis faltas às aulas é tarefa do Coordenador de Curso, assim como negociar reposições, também. E é compromisso do mesmo, antecipar e prever possíveis falta do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário