segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Líder da oposição síria é detido em Damasco

DA REUTERS

Agentes sírios detiveram, e posteriormente soltaram, na segunda-feira o líder oposicionista Riad Seif, impedindo-o de embarcar para a Alemanha, onde pretende se tratar de um câncer de próstata, segundo fontes da oposição.
O incidente aconteceu no aeroporto de Damasco, minutos antes do embarque de Seif e da sua esposa, alemã, em um voo da Austrian Airways, segundo relato feito à Reuters por um amigo dele.
O casal foi liberado duas horas depois, quando o voo já havia partido.
"Riad tinha agendado exames cruciais na Alemanha. Depois que a bagagem dele foi embarcada e os dois estavam sentados no portão de embarque, um agente de segurança veio com um saco plástico preto que ele disse ter sido achado na bagagem de Riad", relatou o amigo. "Pelican (mulher de Riad) percebeu que era uma farsa para impedir Riad de viajar."
Uma proibição oficial para que Seif viajasse foi suspensa há alguns dias. O oposicionista de 60 anos, crítico severo do regime autoritário em vigor na Síria, passou duas semanas detido em maio por participar de uma passeata em Damasco. Em 2010, ele foi solto da cadeia após passar oito anos como preso político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário