segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Israel extraditará à Bósnia acusado de participar de genocídio

DA EFE

Israel vai extraditar para a Bósnia Aleksandar Cvetkovic, acusado de matar mais de mil muçulmanos em 1995 durante massacre em Srebenica, realizado pelas forças sérvias.

Um tribunal de Jerusalém autorizou hoje a transferência do suspeito e sua entrega às autoridades de Sarajevo, onde responderá por atos de terrorismo, disse a versão digital do jornal "Jerusalem Post".

A corte exigiu do governo sérvio a garantia da segurança do preso, mantendo-o em cela separada durante o julgamento e eventual cumprimento de pena, e permitindo visitas da embaixada israelense.

O governo bósnio solicitou no ano passado a extradição Cvetkovic, que foi em 2006 para Israel com a mulher judia, recebendo cidadania israelense. O acusado foi preso em janeiro pelas autoridades do país.

Cvetkovic é acusado de ter feito parte de um esquadrão de fuzilamento que executou entre mil e 1.200 muçulmanos sérvios em uma fazenda de Branjevo, em julho de 1996. As mortes fazem parte do chamado Massacre de Srebrenica, no qual morreram mais de oito mil muçulmanos.

Ele nega responsabilidade quanto às acusações e argumenta que serviu durante a guerra apenas como motorista das tropas. Seu advogado anunciou que recorrerá da sentença que permite a extradição, que pode ser executada nos próximos 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário