segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Consulado desaconselha viagem à Argentina por causa de cinzas

DA EFE, EM BUENOS AIRES

O Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires recomendou nesta segunda-feira que os brasileiros evitem viajar à Argentina, "especialmente ao sul" do país, por causa de "alertas meteorológicos" para possíveis erupções do complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle.
Na semana passada, nuvens de cinzas voltaram a afetar a operação de voos em Buenos Aires, enquanto o sul do país começa lentamente a se recuperar de graves prejuízos.
Em nota, o Consulado afirmou que as companhias aéreas que realizam conexões com cidades patagônicas como Bariloche e Ushuaia "argumentam que se trata de um fenômeno natural fora de suas responsabilidades", sem dar apoio logístico aos passageiros de voos cancelados.
O site da Aeropuertos Argentina 2000, concessionária de terminais aéreos do país, mantém o aviso de que algumas operações aéreas "sofreram diversas mudanças devido às cinzas emitidas pelo vulcão Puyehue."
Desde que o complexo vulcânico chileno entrou em erupção, em 4 de junho, centenas de voos tiveram que ser cancelados em Buenos Aires.
O fenômeno causou ainda milionárias perdas a produtores agropecuários das províncias de Río Negro e Neuquén, na Patagônia argentina, onde estão os principais centros de turismo de inverno do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário