segunda-feira, 1 de agosto de 2011

48% das exportadoras perderam participação no mercado externo


ANA CAROLINA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA
As indústrias perderam participação na pauta de exportações brasileiras. Segundo levantamento divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta segunda-feira, 48% das empresas exportadoras perderam participação no mercado externo ou deixaram de exportar em 2010. Dessas, 34% interromperam suas vendas ao exterior.
O estudo mostrou ainda que os empresários estão menos confiantes em relação as vendas ao mercado externo em 2011. De acordo com o estudo, 24% das indústrias preveem redução da participação das exportações em seu faturamento bruto esse ano.
A CNI identificou que as pequenas indústrias foram as que mais registraram dificuldades em competir no mercado externo. Entre essas, 55% perderam participação no mercado externo e 48% deixaram de exportar.
Para a entidade, o baixo percentual é explicado pela pouca rentabilidade das vendas externas, prejudicada pelo real valorizado, e pelo mercado externo desfavorável, sobretudo na comparação com o mercado doméstico.
"É importante rever esse quadro e dar novo estimulo à exportação. As empresas exportadoras que estão mais expostas à competição, tendem a ser mais inovadoras e disseminam ganhos de competitividade no mercado doméstico", afirma a CNI em nota.
A pesquisa foi feita com 1.569 empresas de todo o país, no período de 31 de março a 14 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário