segunda-feira, 18 de julho de 2011

Juro sobe na Grécia, Itália e Espanha com cenário de incerteza


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os juros dos títulos da dívida da Grécia, Itália e Espanha atingiram novos recordes nesta segunda-feira desde a criação da zona do euro.

Diante das dúvidas sobre uma solução para a crise da dívida na região, os títulos com vencimento de 10 anos -- considerados uma referência -- chegaram a 17,72% no caso grego, 6,25% os espanhóis e 5,90% os italianos.

Os juros recordes sinalizam desconfiança dos investidores e aumento da percepção de risco de calote.

Nesta quinta-feira, os líderes da União Europeia se reunirão para tentar fechar um plano de ajuda à Grécia, indispensável para evitar o contágio para economias maiores.

As diferenças de opinião entre a Alemanha e o BCE (Banco Central Europeu) sobre como ajudar a Grécia é apontado como a principal dificuldade para se bater um martelo para um acordo.

Diante do impasse, o nervosismo do mercado não foi dissipado pelo resultado do teste de estresse aplicado nos bancos europeus na sexta-feira passada (15), em que apenas 8 de 90 bancos foram reprovados.

O teste mostrou solidez de bancos italianos e espanhóis, que poderia aliviar as tensões no mercado. Mas o teste foi considerado fácil, por isso a maioria dos bancos foi aprovada.

A avaliação não levou em consideração, por exemplo, um possível calote grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário