sábado, 30 de julho de 2011

Em relatório, Europol alerta que extrema-direita pode ganhar força

CAROLINA VILA-NOVA
EM BERLIM
A Europol (agência policial europeia) alertou em relatório divulgado neste ano que a extrema-direita na região poderia ganhar novo impulso se os conflitos no Norte da África levassem a um aumento da imigração para a região.
"Caso a instabilidade no mundo árabe, especialmente no Norte da África, leve a um maior fluxo de imigrantes para a Europa, o extremismo de direita e o terrorismo podem ganhar um novo impulso ao jogar com a apreensão generalizada do público sobre a imigração de muçulmanos para a Europa", afirmou o relatório sobre terrorismo e tendências de segurança referente a 2010.
O documento avalia que, embora a ocorrência de atos extremistas da direita tivesse sido relativamente baixa naquele ano, o aumento da profissionalização dos grupos aponta para a intenção desses grupos de expandir sua ideologia, "o que representa uma ameaça para os países-membros".
"[Esses atos] aumentam preocupações sobre a ordem pública, mas não colocaram em risco as estruturas políticas, constitucionais, econômicas ou sociais de nenhum dos países. Mas podem, porém, criar desafios consideráveis ao policiamento e severamente ameaçar a coesão da comunidade", diz o texto.
Após os ataques em Oslo, a Europol criou uma força-tarefa para investigar ameaças da extrema-direita na Escandinávia e possíveis ligações entre grupos extremistas ao redor da Europa. (CVN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário