sexta-feira, 10 de junho de 2011

Documentos revelam que Gordon Brown tentou derrubar Tony Blair

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Documentos revelam que Gordon Brown, atual primeiro-ministro do Reino Unido, planejou destituir Tony Blair do cargo de primeiro-ministro, segundo publicou hoje o jornal "The Daily Telegraph".
Ed Balls, atual responsável pelas finanças do Partido Trabalhista britânico, teria desempenhado papel central no complô, pois Brown, então ministro das Finanças, teria pedido que ele adotasse um enfoque "brutal" para limpar a influência de Blair do Partido Trabalhista.
Tanto Balls, como o atual líder da oposição trabalhista, Ed Miliband, começaram a planejar a "divisão" do Partido Trabalhista com o intuito de tirar Blair do poder.
Os arquivos mostram detalhes de como aliados de Brown conspiraram a partir de julho de 2005 para destituir Blair do cargo de primeiro ministro e também trazem encontros secretos, pesquisas de opinião sobre as políticas de Blair e como os aliados de Gordon Brown tentaram modernizar sua imagem.
Os documentos ainda mostram a opinião de Brown sobre Blair. Ele qualifica Blair como alguém de "caráter duvidoso" e "superficial".
Há também cartas de Blair que mostram sua frustração em razão do comportamento de Brown. Em uma das notas, Blair adverte Brown que "a divisão do topo está nos matando".
Ed Balls negou todas as acusações. Ele afirmou que Blair, Brown e seus aliados estiveram envolvidos, por muitos anos, em discussões sobre a transferência de poder -- Blair deixou o cargo de primeiro-ministro em 2007, deixando o caminho livre para Gordon Brown, então ministro das Finanças.
Ele ainda afirmou que se tratava de "uma tentativa de para tirar a atenção sobre o que está acontecendo no país".
Os conservadores, que fazem oposição ao Partido Trabalhista, disseram que a obsessão em tirar Blair do poder mostra que não se devia entregar o governo a eles de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário