domingo, 5 de junho de 2011

Boca de urna indica vitória de candidato esquerdista no Peru

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
ENVIADA ESPECIAL A LIMA
Os primeiros resultados de boca de urna no Peru, projetados pelo instituto de pesquisas CPI, dão vitória ao candidato de esquerda Ollanta Humala, com 52,5% dos votos, diante de 47,5% da direitista Keiko Fujimori.
Pesquisas preliminares já indicavam que o esquerdista estaria muito perto de vencer as eleições presidenciais peruanas, causando inquietação nos mercados financeiros, já que os investidores temem que ele imporá um controle mais rigoroso do Estado sobre a economia.
A pesquisa Datum apontou na sexta-feira que Keiko Fujimori --a filha do ex-presidente Alberto Fujimori, atualmente na prisão-- sofreu queda em sua liderança sobre Humala de 2 pontos para apenas 1,2 ponto. A pesquisa CPI de quinta-feira indicou Humala à frente com 1 ponto. Os dois candidatos estão em um empate técnico.
As ações e a moeda peruana oscilaram bastante esta semana, com as pesquisas indicando a aproximação de Humala e até mesmo ultrapassando Fujimori, a favorita do mercado.
O pai da candidata de direita abriu o Peru para o comércio internacional e acabou com a hiperinflação quando foi presidente nos anos 1990, mas depois foi preso por corrupção e pelo uso de esquadrões da morte para perseguir insurgentes de esquerda.
Humala, que perdeu por uma pequena margem a eleição de 2006, procurou obter os votos dos eleitores moderados, amenizando sua retórica anticapitalista e os insultos contra Fujimori, 36, por ter trabalhado no governo pouco elogiado do pai.
Os investidores temem que ele implemente políticas intervencionistas, aumente os gastos sociais e enfraqueça a estabilidade fiscal de uma das economias que crescem com maior rapidez no mundo.
O Peru cresceu com quase a mesma velocidade da China nos últimos anos, mas um terço dos peruanos ainda vive na pobreza.
Humala tem procurado se colocar mais próximo ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e se distanciar do seu mentor político, o presidente da Venezuela Hugo Chávez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário