domingo, 5 de junho de 2011

Após derrota, primeiro-ministro de Portugal abandona liderança de partido

DA FRANCE PRESSE, EM LISBOA

O primeiro-ministro português, José Socrates, admitiu a derrota dos socialistas nas legislativas deste domingo e anunciou sua renúncia como secretário-geral do PS.
"Esta derrota eleitoral é minha e quero assumi-la totalmente esta noite. Chegou o momento de abrir um novo ciclo político no Partido Socialista", declarou Socrates em discurso em um hotel de Lisboa.
O Partido Social Democrata (PSD) venceu as eleições e o bloco de direita obteve mais de 51% dos votos, segundo resultados parciais obtidos em 80% das zonas eleitorais.
O PSD, de Pedro Passos Coelho, que deverá substituir José Socrates, recebeu 40,6% dos votos, contra 28,5% para os socialista.
Outro partido de direita, o CDS-PP, que já participou de várias coalizões com o PSD, obteve 10,9% dos votos, os Verdes/Comunistas (CDU) somaram 7,2%, e o Bloco de Esquerda (extrema esquerda), 4,5%.
No poder desde 2005, Socrates, 53, se filiou ao Partido Socialista em 1981. Eleito deputado aos 30 anos, foi várias vezes ministro antes de assumir a liderança do PS, em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário