terça-feira, 31 de maio de 2011

Vargas Llosa rompe com jornal peruano por "apoiar" Keiko Fujimori

DA FRANCE PRESSE, EM LIMA

O prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, anunciou nesta terça-feira que não quer que sua coluna "Pedra de Toque" seja publicada no jornal peruano "El Comercio", ao qual acusou de ter se tornado uma "máquina de propaganda" da candidatura da direitista Keiko Fujimori.
Em uma carta enviada ao "El Comercio", Vargas Llosa denuncia que "o jornal se tornou uma máquina de propaganda de Keiko Fujimori que, em seu afã de impedir por todos os meios a vitória de Ollanta Humala, viola as mais elementares noções de objetividade e de ética jornalísticas".
"Silencia e manipula a informação, deforma os fatos, abre suas páginas às mentiras e calúnias que possam danificar o adversário, enquanto em todo o grupo de comunicação (que possui) demite ou intimida os jornalistas independentes", indica.
"Não posso permitir que minha coluna 'Pedra de Toque' continue sendo publicada nessa caricatura do que deve ser um órgão de expressão genuinamente livre, pluralista e democrático", enfatiza ao pedir ao diário espanhol "El País" --que divulga suas colunas em vários países- que deixe de enviar suas colaborações ao El Comercio, jornal mais antigo do Peru.
O escritor apoia o candidato de esquerda Ollanta Humala no segundo turno das eleições presidenciais de 5 de junho contra a fujimorista Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão em 2009 por violações dos Direito Humanos durante seu mandato.
A Corporação El Comercio é proprietária dos jornais "El Comercio", "Perú21", "Gestión", "Trome", "Depor", assim como do Canal N de televisão a cabo.
Além disso, é acionista majoritário da América TV, canal mais importante do Peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário