segunda-feira, 30 de maio de 2011

Na Itália, candidata de Berlusconi perde prefeitura de Milão

DA FRANCE PRESSE, EM ROMA
A direita italiana de Silvio Berlusconi perdeu a prefeitura de Milão (norte), reduto eleitoral do chefe de governo, e foi derrotada em Nápoles (sul), no segundo turno das eleições municipais, segundo as primeiras estimativas.
O candidato da esquerda, Giuliano Pisapia, teria obtido 53,5% dos votos e a atual prefeita de Milão, Letizia Moratti, 46,5%, segundo as estimativas do IPR Marketing para a Rádio e Televisão Italiana (RAI).
Há 15 dias, no primeiro turno, o advogado Pisapia, um ex-comunista apoiado pela centro-ezquerda, conseguiu superar a prefeita por quase seis pontos, com 48% dos votos, contra 41,6% de Moratti.
Milão, a capital econômica da Itália, é a cidade natal e há 18 anos reduto eleitoral da direita de Berlusconi, assim como a sede de seu império midiático Fininvest.
Em Nápoles, a direita liderada pelo empresário Gianni Lettieri enfrentou o ex-juiz Luigi de Magistris, que se beneficia ao que parece dos votos do outro candidato de oposição, eliminado no primeiro turno, e recebeu 61% dos votos contra 39% do rival, segundo as estimativas do IPR Marketing.
Caso sejam confirmados os resultados, Berlusconi sofreria um duro revés eleitoral pelo descontentamento dos eleitores históricos de Milão.
Mais de 6,5 milhões de eleitores estavam registrados para eleger os prefeitos de 88 municípios e os presidentes de seis províncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário