terça-feira, 31 de maio de 2011

Lorde britânico pega ano de prisão por declarações falsas de gastos

DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

Um membro conservador da Câmara Alta do Parlamento britânico foi preso nesta terça-feira e vai cumprir pena de um ano por fraude na declaração de gastos.
Lord John Taylor, 58, é o quinto legislador preso por um escândalo que abalou a classe política britânica em 2009.
Taylor, um ex-advogado e primeiro negro a ocupar uma cadeira na Câmara dos Lordes em 1996, declarou mais de 11 mil libras (18.140 dólares) de gastos com acomodações e viagens.
A Corte da Coroa de Southwark, em Londres, mostrou que Taylor citou como residência principal uma casa em Oxford, mas o escritório de gastos da Câmara dos Lordes comprovou que a casa pertencia ao sobrinho e que, na verdade, ele morava em Londres.
Taylor declarou durante o processo que acreditava só precisar de uma "relação familiar" para designá-la como residência principal.
Também reiterou inocência porque havia apenas seguido o conselho de alguns colegas Lordes, já que declarar uma residência fora da capital era uma forma de ganhar dinheiro.
Ao condenar Taylor a 12 meses de prisão, em janeiro, o juiz John Saunders disse que este escândalo "deixou mancha irreparável no Parlamento".
O escândalo estourou depois que um jornal teve acesso a declarações de um deputado para conseguir o reembolso total com aluguéis de filmes pornográficos, o que provocou um sério questionamento no sistema de concessão de subsídios parlamentares.
Outro lorde conservador, Paul White, receberá no próximo mês a sentença depois de considerado culpado por declarações falsas sobre gastos parlamentares, no valor de 14 mil libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário