terça-feira, 31 de maio de 2011

Ex-presidente Lula vai a Cuba para se reunir com Raúl Castro

DA FRANCE PRESSE, EM HAVANA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta terça-feira a Cuba para se reunir com o ditador Raúl Castro, em uma viagem que também o levará para a Venezuela.
Lula, que chegou em um voo charter procedente das Bahamas, foi recebido no Aeroporto Internacional José Martí pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez, sem dar declarações à imprensa.
Em sua primeira viagem a Cuba depois de deixar a Presidência, há cinco meses, Lula "participará de um encontro de trabalho" com Raúl Castro e "visitará lugares de interesse econômico", informou nesta terça-feira o jornal oficial "Granma".
Segundo informes de Brasília, não se descarta a possibilidade de ele também visitar seu amigo, o ex-ditador cubano Fidel Castro, que o recebeu em duas ocasiões durante sua convalescência de uma grave doença que o obrigou a se afastar do poder em julho de 2006.
Lula partirá de Havana na metade da manhã da quinta-feira (2) e prosseguirá sua viagem para a Venezuela, onde se reunirá com o presidente Hugo Chávez, principal aliado de Cuba.
Lula deve visitar as obras de ampliação e modernização do porto de Mariel, a 50 km a oeste de Havana, cujos trabalhos são realizados a partir de um empréstimo de US$ 300 milhões concedido pelo Brasil, sob seu mandato, para se tornar no mais importante de Cuba, em substituição ao de Havana.
Durante o governo Lula, o Brasil tornou-se o segundo parceiro de Cuba na América Latina --depois da Venezuela--, e sua sucessora Dilma Rousseff prometeu manter essas relações estreitas com a ilha comunista.
Depois de reaparecer recentemente na cena política brasileira, Lula empreendeu uma viagem internacional que também o levou a Nicarágua e Panamá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário