terça-feira, 31 de maio de 2011

EUA fazem novas acusações contra mentor do 11 de setembro

DA REUTERS, EM MIAMI

Procuradores militares norte-americanos apresentaram novas acusações contra o autor confesso dos atentados do 11 de Setembro de 2001, Khalid Sheikh Mohammed, e quatro supostos cúmplices detidos na prisão de Guantánamo.
As acusações de conspiração e assassinato em massa devem ser anunciadas na terça-feira, de acordo com fontes envolvidas nos tribunais de crimes de guerra na Base Naval dos Estados Unidos em Cuba.
Durante o governo do ex-presidente George W. Bush, todos os cinco réus foram acusados nos tribunais de tramar os ataques que mataram quase 3.000 pessoas nos Estados Unidos em 2001.
As acusações, que preveem pena de morte, foram derrubadas, enquanto o governo do presidente Barack Obama tentou levar os julgamentos a um tribunal federal civil em Nova York, perto do local do World Trade Center, destruído nos ataques terroristas por aviões sequestrados.
Obama cedeu à oposição e anunciou em abril que os julgamentos voltariam a Guantánamo.
Além de Mohammed, um líder da Al Qaeda capturado no Paquistão em 2003, os réus incluem seu sobrinho, Ali Abdul Aziz Ali, assim como Walid bin Attash, Ramzi Binalshibh e Mustafa Ahmed al Hawsawi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário