terça-feira, 31 de maio de 2011

Câmara aprova tratado da Unasul


MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA
A Câmara aprovou nesta terça-feira a criação da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), uma área de integração continental criado em 2008 pelos paises da América do Sul. O texto segue para o Senado.
Segundo o governo, a Unasul está em vigor desde março, pois nove paises já ratificaram a proposta. O seu objetivo é "construir de maneira participativa e consensual, um espaço de integração e união no âmbito cultural, social, econômico e político entre os seus povos".
O acordo prevê a formação de um parlamento sul-americano, com sede em Cochabamba, Bolívia. Os termos do novo parlamento devem ser definidos em um protocolo adicional, o que foi alvo de críticas da oposição.
"Achamos que criar um novo parlamento, com mais gastos é desnecessário", disse o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA). A oposição também criticou o fato de o financiamento da Unasul ser baseada em cotas diferenciadas por país, em função da capacidade econômica de cada um deles. Ou seja, O Brasil, por ser o maior, deverá arcar com a maior parte.
A presidência do bloco é pro tempore, exercida sucessivamente pelos membros por períodos anuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário