terça-feira, 31 de maio de 2011

Cai índice de confiança dos consumidores americanos

DA FRANCE PRESSE
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O índice de confiança dos consumidores americanos caiu em maio para seu nível mais baixo desde novembro, informou nesta terça-feira o instituto de estudos de conjuntura Conference Board.
O índice de confiança das famílias recuou 5,2 pontos em maio em comparação com abril, situando-se a 60,8 pontos.
A queda surpreendeu os analistas, que previam uma média de 66,3 pontos.
IMÓVEIS
Outra notícia negativa para a economia americana foi a queda nos preços de imóveis residenciais, divulgado também nesta terça-feira. Os preços caíram ao menor nível desde que a bolha imobiliária estourou no país, puxada por execuções de hipotecas, pelo excesso de casas à venda e pela resistência dos possíveis compradores em fechar negócio com a expectativa de que os preços possam cair ainda mais.
Na média, os preços caíram 4,2% no primeiro trimestre deste ano sobre o quarto trimestre de 2010, um retrocesso ao nível de preços de meados de 2002. Em março, a queda de preços em comparação com fevereiro foi de 0,8%.
Este é o oitavo mês consecutivo que o índice de preços de casa cai nos Estados Unidos. Em 2009 e 2010, benefícios fiscais concedidos nos Estados Unidos para estimular o mercado imobiliário surtiram efeito sobre os preços residenciais.
O resultado mostra que o mercado americano ainda luta para se recuperar depois da crise iniciada em 2008, detonada pela crise das hipotecas no sistema financeiro.
CIDADES
Os preços dos imóveis caíram em 18 das 20 cidades pesquisadas pela Standard & Poor's/Case-Shiller em março em comparação com fevereiro. Em 12 dessas cidades, os preços bateram no fundo do poço desde o início da crise financeira detonada pelo mercado imobiliário.
Apenas em Seattle e Washington os preços de imóveis subiram entre as áreas metropolitanas pesquisadas em março em comparação com fevereiro, de 0,1% e 1,1%, respectivamente.
Na comparação anual, a maior queda de preços foi registrada em Minneapolis, com redução de 10% nas cotações. A segunda maior queda foi sentida em Phoenix, de 8,4 %, seguida de Chicago, de 7,6 %. Em Nova York, a queda de preços foi de 3,4%.
As 12 cidades onde os preços chegaram ao menor nível registrado desde a crise são Atlanta, Charlotte, Chicago, Cleveland, Detroit, Las Vegas, Miami, Minneapolis, Nova York, Phoenix, Portland e Tampa.
O índice de Case-Shiller mede as vendas de imóveis residenciais em comparação com a base de janeiro de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário