segunda-feira, 30 de maio de 2011

Advogado de Mladic apresenta recurso contra transferência a Haia

DA FRANCE PRESSE, EM BELGRADO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A defesa do ex-comandante militar Ratko Mladic apelou da decisão do tribunal sérvio para os crimes de guerra de autorizar a transferência de seu cliente ao TPII (Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia) em Haia, informou o advogado Milos Saljic.
A Justiça sérvia deve agora decidir se aceita o recurso apresentado nesta segunda-feira ou o recusa.
A defesa de Mladic recorrereu no último dia do prazo previsto por lei da decisão sérvia sobre sua entrega ao TPI. Milos Saljic, o advogado de Mladic, anunciou que enviaria por correio o recurso, então não se pode prever ao certo se a queixa chegará ao tribunal sérvio ainda hoje ou amanhã.
Segundo a lei, o conselho judicial deverá decidir sobre sua extradição ao TPII, com sede em Haia, em um prazo máximo de três dias.
"Pode ser que se decida no primeiro ou no segundo dia, isso depende de fatos que o tribunal deve estabelecer", explicou mais cedo o promotor-adjunto sérvio de crimes de guerra, Bruno Vekaric.
SAÚDE
A família de Ratko Mladic diz que ele está em mal estado da saúde, já que, nos últimos anos, teve um derrame cerebral e sofre de várias doenças crônicas. Os familiares querem pedir um exame médico independente sobre sua capacidade de acompanhar o processo que o espera em Haia.
Mais cedo, a porta-voz do TPII, Nerma Jelacic, já havia afirmado duvidar da chegada de Mladic nesta segunda-feira a Haia.
"Duvido que o vejamos hoje", declarou Jelacic. "Continuamos esperando a notificação das autoridades sérvias."

PRISÃO
Mladic estava foragido desde 1995, quando foi indiciado pela ONU por crimes de guerra e condenado em Haia pelo genocídio de 8.000 bósnios em Srebrenica e outros crimes cometidos durante a guerra da Bósnia (1992-95). Há anos, o TPI pedia a sua detenção.
A prisão de Mladic ocorre menos de três anos depois da detenção de Radovan Karadic, que foi líder político dos sérvios na Bósnia, ocorrida em julho de 2008 em Belgrado. Outro ex-dirigente dos sérvios na Croácia, Goran Hadzic, continua foragido.
A prisão de criminosos de guerra é o maior obstáculo para a entrada da Sérvia na União Europeia (UE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário