domingo, 3 de abril de 2011

Pedir demais ao BC é um risco, diz Arminio Fraga

Pedir demais ao BC é um risco, diz Arminio Fraga

ÉRICA FRAGA
DE SÃO PAULO

Medidas prudenciais devem ser usadas para reduzir o risco de crises financeiras. Já a taxa de juros é o instrumento de combate a pressões inflacionárias.
Para Arminio Fraga, ex-presidente do BC e sócio da Gávea Investimentos, deve haver clareza na distinção.
Arminio foi o único representante brasileiro nos paineis da conferência sobre o futuro das políticas econômicas feita pelo FMI em março.
Ao falar do Brasil, por e-mail, ele disse que "a taxa de juros tem de ser a necessária para trazer a inflação para a meta no ano que vem".
Mas ressaltou que não se pode "pedir demais ao BC", pois há metas inalcançáveis no curto prazo.
Leia a seguir entrevista de Fraga à Folha.
Folha - Está emergindo um novo pensamento econômico pós-crise financeira?
Arminio Fraga - Acho cedo para dizer que temos um novo paradigma, provavelmente não. A economia vive se reinventando, se redescobrindo. A importância do crédito por si só não constitui aventura intelectual ou novidade. Vale salientar apenas que o uso de medidas nesta área deve ser claro no seu propósito e justificativa (genuinamente prudencial, ou seja, voltada para reduzir risco sistêmico).
O mesmo vale para regulamentações da conta de capital. Por exemplo, medidas prudenciais temporárias podem ser úteis para limitar a acumulação capitais de curto prazo, enquanto não são postas em prática políticas mais fundamentais que levem a queda relevante dos juros.
Olivier Blanchard diz que há muitos instrumentos de política econômica, mas que não se tem muita certeza sobre como utilizá-los. Isso não cria muita incerteza?
Não creio que tenhamos tantos instrumentos assim, é preciso um certo cuidado. Os instrumentos prudenciais no fundo são apenas um e devem preferencialmente cuidar de questões de risco, enquanto a taxa de juros deve cuidar da inflação.
O ponto do Blanchard é que em certos momentos as combinações desses instrumentos podem variar, podem ser otimizadas. Quando os objetivos prudenciais e macro estão alinhados, não há grandes problemas, e a calibragem pode ser feita.
Na prática os governos em geral erram e se iludem quando trocam uma solução aparentemente mais cômoda no curto prazo pela introdução de distorções cujos custos não são óbvios, mas existem. Má alocação do crédito, por exemplo.
No Brasil há um ceticismo do mercado em relação à política econômica vigente. Quais os riscos desse cenário?
O mercado tem medo de que se utilizem medidas prudenciais para não ter que aumentar os juros. É um bom debate. Ou de que se entorte o crédito sem ser por razões prudenciais. Outro bom debate. Minha visão, que não é de hoje, sugere que o governo tem de reverter a expansão fiscal do ano passado e tomar cuidado com o crédito, especialmente com os bancos públicos. Portanto sou a favor do esforço fiscal e de medidas prudenciais.
Além disso, claro, a taxa de juros tem de ser a necessária para trazer a inflação de volta para a meta ano que vem. De qualquer forma, não vejo grandes mundos novos aqui, inclusive nada disso é necessariamente heterodoxo, no mau sentido. Os riscos são tentar atingir metas que são impossíveis no curto prazo, e tem a ver com pedir demais do Banco Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário