segunda-feira, 18 de abril de 2011

O fim da humanidade (ou a dívida externa argentina)

BUENOS AIRES

A dívida externa é um assunto tão discutido na Argentina que o país tem até um museu exclusivo sobre o tema, o "Museo de la Deuda Externa", da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires. Talvez seja o único museu do gênero no mundo _não encontrei referência a outros.

A instituição conta de forma didática toda a história do endividamento externo do país, da Independência, em 1810, passando pelo governo Perón, aos problemas econômicos das muitas ditaduras, chegando à crise econômica e social de 2001 e finalmente ao calote dado pelo ex-presidente Néstor Kirchner.

O museu, que já inovou ao contar a história da dívida argentina em uma revista em quadrinhos, agora criou um desenho animado. Ele começa a ser exibido na próxima semana no canal educativo "Encuentro".

A trama consiste na chegada à terra de três extraterrestres, que se deparam com uma arrasada Buenos Aires. Um economista (sempre eles!) trata de explicar aos alienígenas a causa do fim da humanidade: a dívida externa.

A série terá ao todo seis episódios de 25 minutos. O trailer é muito divertido.

Em tempo: segundo números do governo, a dívida externa argentina fechou o ano de 2010 em US$ 128 bilhões. Apesar dos esforços da área econômica (que montou um programa de renegociação e pagamento), ela continua crescendo. Em 2009 a dívida era de US$ 117 bilhões.

LUCAS FERRAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário