terça-feira, 12 de abril de 2011

Mulheres são presas em ato a favor do uso do véu islâmico em Paris

Mulheres são presas em ato a favor do uso do véu islâmico em Paris

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS

Duas mulheres que usavam o niqab (véu islâmico integral) -- cujo uso é proibido a partir desta segunda-feira-- e simpatizantes da causa foram detidos durante uma manifestação que não havia sido comunicada à polícia diante da catedral de Notre Dame, em Paris.
Além das duas mulheres que vestiam o niqab, outra mulher que vestia um véu que não escondia o rosto e um dos líderes da manifestação também foram presos, informou o delegado Alexis Marsan.
"Não foram detidas por usar o véu islâmico integral, e sim porque não informaram sobre o protesto", declarou o policial.
Na França, organizadores de uma manifestação devem solicitar autorização à polícia.
O organizador do protesto, Rachid Nekkaz, da associação "Não toque em minha Constituição", afirmou à France Presse que foi detido com uma amiga que usava o niqab diante do Palácio do Eliseu, sede da Presidência francesa, pouco antes da manifestação em Notre Dame.
Nesta segunda-feira,entrou em vigor na França uma lei que proíbe o uso do véu islâmico integral --burca ou niqab, que cobrem da cabeça aos pés com uma abertura na altura dos olhos-- em todos os espaços públicos na França, desde prédios estatais, hospitais, agências de correios até transportes públicos e lojas.
O uso pode ser punido com uma multa de 150 euros (R$ 340) ou um curso de instrução cívica.
De acordo com dados oficiais, 2.000 mulheres muçulmanas usam o véu islâmico integral na França.
A França é o primeiro país europeu a adotar uma lei que proíbe o véu integral, mas outros Estados analisam medidas similares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário