domingo, 3 de abril de 2011

Karzai pede ao Congresso dos EUA que condene queima do Corão

Karzai pede ao Congresso dos EUA que condene queima do Corão

DA REUTERS, EM CABUL

O presidente afegão, Hamid Karzai, pediu neste domingo ao Congresso dos Estados Unidos que os parlamentares condenem a queima do Corão por um pastor radical norte-americano e evitem que isso aconteça novamente, afirmou seu gabinete em comunicado.
Karzai fez o pedido durante um encontro com o embaixador norte-americano, Karl Eikenberry, e o general David Petraeus, comandante das forças dos EUA e da Otan no Afeganistão, informou o comunicado.
Eikenberry leu para Karzai a condenação feita anteriormente pelo presidente dos EUA, Barack Obama, à queima do Alcorão, segundo o comunicado, que não incluiu nenhuma reação do líder afegão.
O pastor cristão Terry Jones, que no ano passado havia cancelado planos de queimar o Corão, após condenação internacional, supervisionou na semana passada a queima do livro sagrado dos muçulmanos diante de um grupo de 50 pessoas, numa igreja do Estado da Flórida, nos EUA, segundo seu website.
PROTESTOS
Dois policiais morreram e 20 pessoas ficaram feridas no domingo na cidade afegã de Candahar no terceiro dia seguido de manifestações violentas contra a queima de um Corão nos Estados Unidos, informou a agência France Presse citando fontes locais.
E no sábado, nove pessoas morreram, 73 ficaram feridas e outras 17 foram detidas, em protestos começaram no centro de Candahar e se ampliaram a outros pontos. A polícia enfrentou os manifestantes, que seguiam para os escritórios da ONU e para os edifícios do governo provincial.
Os manifestantes atacaram edifícios públicos e privados, e incendiaram veículos.
Anteontem, sete funcionários estrangeiros da ONU, quatro guardas nepaleses e três europeus, morreram em um protesto similar na cidade de Mazar-i-Sharif, norte do país.
Os talebãs assumiram a reponsabilidade do ataque, no qual parte do complexo da ONU foi incendiado.
Os protestos foram motivados pela queima de um exemplar do Corão no Dove World Outreach Center, uma igreja evangélica de Gainesville, Flórida, no dia 20 de março.
O pastor Terry Jones, líder da igreja, afirmou: "Não nos sentimos responsáveis pelo ataque, porque os elementos radicais do islã estão usando [a queima] como desculpar para promover suas atividades violentas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário