quarta-feira, 16 de março de 2011

Socorristas japoneses podem sofrer com radiação letal

DA REUTERS, EM WASHINGTON

A principal agência reguladora nuclear dos Estados Unidos afirmou ao Congresso na quarta-feira que os níveis de radiação ao redor da usina nuclear do Japão podem ameaçar de forma letal os agentes de emergência.
"Acreditamos que nos arredores do reator há altos níveis de radiação", afirmou o diretor da Comissão Reguladora Nuclear, Gregory Jaczko, durante audiência do Subcomitê de Comércio e Energia da Câmara dos Deputados.
"Seria muito difícil para os agentes de emergência chegar perto dos reatores. As doses a que eles poderiam ser submetidos seriam potencialmente letais num curto período de tempo."
Jaczko disse que a agência reguladora tinha informações muito limitadas sobre o que estava acontecendo na usina de Fukushima, no Japão, e que não queria especular muito sobre o assunto.
Ele afirmou ainda que os Estados Unidos não serão afetados pela radiação nociva da usina japonesa e que a área de isolamento ao redor da instalação nuclear era menor do que a sugerida pela agência.
Jaczko disse que a piscina que armazena o combustível nuclear usado no reator número 4 não continha água.
"Não há água na piscina de combustível usado e acreditamos que os níveis de radiação estão extremamente elevados, o que poderia possivelmente causar impacto na capacidade de tomar medidas corretivas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário