quinta-feira, 3 de março de 2011

RI e o mundo contemporâneo.


As últimas décadas do século XX foram marcadas pela intensificação entre os povos, de uma maneira como nunca experimentada anteriormente. Cada vez mais, as distâncias estão menores, tempo e espaço perdem o significado que tinham para nossos pais e avós, e as pessoas de diferentes locais do globo tomam consciência de que “a menor distância entre os dois pontos é uma tecla”.

O século XXI chegou trazendo grandes conquistas: o mundo está menor, globalizado, interligado física e eletronicamente, pode-se tomar café em Londres e almoçar em Washington; as fronteiras parecem perder importância; o sistema internacional está cada vez mais integrado; a tecnologia alcança milhões de pessoas, e não há limite para o conhecimento humano. Sem dúvida, o último segundo milênio presenciou uma evolução tecnológica inimaginável!

Mas ao lado de grandes conquistas, grandes desafios!

A criminalidade que ultrapassa fronteiras dos Estados, organizações criminosas exercendo suas atividades ilícitas de maneira organizada e internacional. Crimes como o narcotráfico (Congonhas), o tráfico de armas, o tráfico de pessoas e animais, pirataria, não são problemas de um ou outro país, mas são questões globais que devem ser encaradas globalmente. E a base do crime organizado é a lavagem de dinheiro, que movimenta cerca de um trilhão de dólares por ano no mundo ou 4% do Produto Interno Bruto Mundial, segundo a organização das Nações UNIDAS.

Parte significativa da população mundial ainda permanece no século XIX. Nações ricas e prósperas convivem com Estados que comportam milhões de miseráveis.

NOVAS DOENÇAS AFLIGEM MILHÕES!

Parte significativa da espécie humana sofre com a fome, a pobreza, as guerras.
A sociedade internacional presencia periodicamente crises econômicas, políticas, culturais e sociais.

E o destino da humanidade permanece uma grande incógnita. E é nesse contexto hoje, que se percebe a necessidade de conhecimento das relações internacionais. Atualmente, quem não estiver informado sobre o que ocorre no mundo poderá ver-se bastante limitado, pessoal e profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário