terça-feira, 1 de março de 2011

Ministro da Defesa alemão renuncia após polêmica por plágio

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ministro da Defesa da Alemanha, Karl Theodor zu Guttenberg, renunciou nesta terça-feira pelo escândalo surgido após a descoberta de que sua tese de doutorado é em grande parte plágio de inúmeros autores.
"É o passo mais doloroso da minha vida", disse Guttenberg, 39, considerado uma estrela em ascensão no bloco conservador da chanceler Angela Merkel e o político mais popular do país.
A imprensa alemã encontrou dezenas de passagens copiadas em sua dissertação sem a correta citação. A Universidade Bayreuth revogou o título de doutor de Guttenberg na semana passada.
Ele admitiu "graves erros" na tese de 2007, mas insistiu que não copiou intencionalmente o trabalho de ninguém. O caso causou grande polêmica na imprensa e levou a pedidos de renúncia da oposição.
Merkel apoiou Guttenberg durante a crise. Os líderes da oposição disseram que ela não o demitiu por temer perder apoio dos eleitores conservadores, especialmente no Estado de Baden-Wuerttemberg.
"É ruim para Merkel e ela ficou com ele muito tempo", disse Konrad Jarausch, cientista político na Universidade Livre de Berlim. "É uma grande reviravolta para ela. Haverá algum dano também a ela por isso".
Guttenberg tem sido o ministro mais popular no gabinete de Merkel. Mas a popularidade do aristocrata era baseada na sua imagem cuidadosamente cultivada de honestidade e integridade.
Nos últimos dias, alguns conservadores se distanciaram. A ministra da Educação, Annette Schavan, chamou as ações de Guttenberg de vergonhosas e o presidente do Parlamento, Norbert Lammert, disse que o escândalo era "um prego no caixão da confiança na democracia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário