domingo, 13 de março de 2011

Governo do Japão anuncia racionamento de energia até abril

Governo do Japão anuncia racionamento de energia até abril

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo do Japão anunciou neste domingo que começará a racionar energia em partes de Tóquio e outros cidades japonesas. Os blecautes planejados de cerca de três horas cada começarão na segunda-feira.
O objetivo do racionamento é ajudar a compensar uma severa queda de energia depois que usinas nucleares foram deixadas inoperantes durante o terremoto e o tsunami no nordeste do país.
Os blecautes foram autorizados pelo primeiro-ministro Naoto Kan, que afirmou que eles devem prevenir interrupções maiores no fornecimento de energia e pediu o apoio da população.
As suspensões acontecerão na região coberta pela Tepco (Tokyo Electric Power): Tóquio, excluindo a área central da capital, e as cidades deChiba, Gunma, Ibaraki, Kanagawa, Tochigi, Saitama, Yamanashi e parte de Shizuoka.
A Tepco, operadora da usina nuclear em Fukushima prejudicada pelo terremoto, afirmou que os cortes programados de energia devem durar até o fim de abril, segundo a agência de notícias "Kyodo".
De acordo com a Agência de Recursos Naturais e Energia, a região coberta pela distribuidora será dividida em cinco blocos e cada área será submetida a blecautes de três horas um dia de casa vez.
Os cortes de energia devem continuar por semanas, disse Tetsuhiro Hosono, chefe da agência, acrescentando que a Tepco espera ter cerca de 25% a menos de poder de fornecimento para esta época do ano.
A indústria nuclear do Japão fornece cerca de um terço da energia de que o país precisa. Kan afirmou que a situação de fornecimento de energia é "extremamente séria" após os desastres de sexta-feira.
O ministro da Economia, Banri Kaieda, afirmou em uma coletiva de imprensa, que a Tepco terá 10 milhões de quilowatts a menos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário