segunda-feira, 7 de março de 2011

Gaddafi bombardeia cidade no leste; rebeldes se reagrupam

Gaddafi bombardeia cidade no leste; rebeldes se reagrupam

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Força Aérea leal ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, bombardeou nesta segunda-feira a região do estratégico porto petroleiro de Ras Lanuf, leste do país, controlada pelos rebeldes, que responderam com disparos de artilharia. As forças governistas enfrentaram ainda os rebeldes em Bin Jawad, em um confronto que deixou ao menos 12 mortos, segundo fontes locais.
Os rebeldes disseram nesta segunda-feira que se reagruparão com forças do oeste do país e trarão armas de grosso calibre para rebater a ofensiva dos últimos dias das forças de Gaddafi que impediram a marcha da oposição à capital Trípoli.
Mohamad Samir, coronel que luta ao lado dos rebeldes, disse à agência de notícias Associated Press que suas forças precisavam de reforço do oeste depois dos reveses de domingo.
"As ordens são para ficar aqui e guardar a refinaria, porque o petróleo é o que faz o mundo girar", disse o rebelde Ali Suleiman, em um dos postos de checagem de Ras Lanuf.
Segundo as agências de notícias, as forças leais a Gaddafi lançaram ao menos dois ataques aéreos perto de Ras Lanuf --uma delas a dois quilômetros da cidade, no deserto. Não há relato de vítimas.
Uma das bombas caiu por volta das 10h45 (5h45 de Brasília) a poucos quilômetros de um posto de controle rebelde junto ao terminal petrolífero de Ras Lanuf, em uma zona desértica, aparentemente para amedrontar os rebeldes.
Os rebeldes tentaram atingir os caças, sem sucesso.
Fontes rebeldes indicaram que outro avião havia lançado previamente uma bomba contra outra posição rebelde em Ras Lanuf, mas também caiu em uma zona desértica.
"Houve uma nave, ela lançou dois foguetes e não houve mortes", disse Mokhtar Dobrug, combatente rebelde em Ras Lanuf, confirmando que não houve vítimas.
A situação na localidade é muito tensa. Os rebeldes que mantêm posições nesta cidade disparam periodicamente para o ar com fuzis e baterias antiaéreas, a qualquer sinal de uma aeronave. No terminal portuário, mais de dez baterias guardam o estratégico enclave e cerca de 100 milicianos protegem seus acessos, segundo constatou a agência de notícias Efe.
Aeronaves, aparentemente em missão de reconhecimento, sobrevoaram nesta segunda-feira o povoado, que caiu em mãos rebeldes na sexta-feira na ofensiva dos milicianos para tomar Sirte, a cidade natal de Gaddafi, e uma das principais fortificações em seu poder.
As forças de Gaddafi já haviam bombardeado Ras Lanuf neste domingo. A cidade é controlada pelos insurgentes desde sexta-feira, apesar da TV estatal ter proclamado na véspera a conquista da cidade pelas forças governistas.
COMBATES
Os milicianos de Gaddafi lançaram ainda uma grande ofensiva em Bin Jawad, descrita por um dos rebeldes, Riad al Habuni, como "uma carnificina". "Disparavam contra as casas e mobilizaram franco-atiradores nos terraços", afirmou Habuni.
Fontes médicas na cidade, consultadas pela agência de notícias France Presse, disseram que ao menos 12 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas nos combates. O balanço anterior registrava sete mortos e mais de 50 feridos.
Não há um número oficial de vítimas e o saldo é difícil de se comprovar de maneira independente.
Segundo o hospital de Ajdabiyah, para onde foram levados os feridos após os combates de domingo, sete pessoas morreram e 52 ficaram feridas. No hospital de Al-Khala, em Benghazi, o médico Isam Binour afirmou que cinco corpos foram trazidos de Bin Jawad.
Os mortos eram todos rebeldes, a maioria procedente de Benghazi.
As agências de notícias relatam que a população civil abandonou Bin Jawad nas últimas horas com medo dos combates. Carros com famílias passavam nesta segunda-feira com destino a Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, que está sob controle dos rebeldes desde 21 de fevereiro.
A contraofensiva das brigadas de Gaddafi neste domingo surpreendeu os rebeldes com uma emboscada em Bin Jawad e conteve o avanço revolucionário pela costa.
As forças leais ao líder líbio mantêm ofensivas também sobre a cidade de Zawiyah, ao sudoeste da capital, que permanece cercada há quatro dias.
As brigadas de Gaddafi asseguraram ter recuperado o controle dessa cidade, embora a informação não tenha sido confirmada por fontes independentes, já que há o bloqueio à imprensa.
Apesar das informações das forças pró-Gaddafi, a rede de televisão Al Jazeera divulgou na manhã desta segunda-feira imagens supostamente gravadas no domingo no centro de Zawiyah que mostravam a cidade ainda sob o controle dos rebeldes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário