terça-feira, 1 de março de 2011

Alemanha e Áustria congelam bens da família Gaddafi

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Banco Central da Áustria (ÖNB) ordenou nesta terça-feira o congelamento dos bens da família do ditador líbio, Muammar Gaddafi, e pessoas próximas a ele, com base nas sanções determinadas na véspera pela União Europeia.
A Alemanha também anunciou nesta terça-feira que congelou uma conta bancária que um filho de Gaddafi possui num banco privado do país, e onde estão depositados 2 milhões de euros.
O jornal "Wiener Zeitung" alega que Gaddafi e pessoas próximas a ele mantêm patrimônio no valor de 1,2 bilhão de euros em contas austríacas. O patrimônio, ainda segundo o jornal, incluem imóveis e participações em empresas na Áustria.
O Banco da Áustria disse que há 1,2 bilhão de euros em depósitos provenientes da Líbia, mas ressaltou que não é possível estabelecer qual parte desse dinheiro está em nome das pessoas submetidas às sanções.
A UE aprovou na véspera o embargo à exportação de armas, o congelamento dos ativos em solo comunitário de Gaddafi e 25 aliados e a proibição de vistos para entrar em território comunitário.
Gaddafi e sua família sempre mantiveram uma estreita relação com a Áustria. Nos anos 80, o chanceler social-democrata Bruno Kreisky foi o primeiro líder ocidental em receber ao líder líbio em Viena.
Saif al Islam, filho e considerado sucessor de Gaddafi, estudou na capital austríaca. Além disso, especula-se que Gaddafi financiou o sepultamento de Jörg Haider, o dirigente nacionalista que marcou a vida política austríaca em décadas passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário