sábado, 5 de março de 2011

Alemães vão às ruas pedir volta do ex-ministro Guttenberg

DA EFE, EM BERLIM

Milhares de apoiadores de Karl-Theodor zu Guttenberg, o ex-ministro alemão que renunciou nesta semana por ter plagiado sua tese de doutorado, se manifestaram neste sábado em várias cidades da Alemanha para pedir a volta do político conservador.
A ação, organizada pela rede social do Facebook, ocorreu de forma simultânea em oito cidades alemãs, entre elas Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia e o povoado chamado Guttenberg --em homenagem à família nobre do ex-ministro.
Lá se reuniram mais de 2.000 pessoas exigindo seu retorno, entre elas seu pai, que afirmou que o escândalo do plágio foi uma autêntica "caçada" contra seu filho, que era considerado em certos círculos como possível sucessor da chanceler alemã, Angela Merkel.
A imprensa alemã encontrou dezenas de passagens copiadas em sua dissertação sem a correta citação e se iniciou uma campanha contra o então ministro. A Universidade Bayreuth revogou o título de doutor de Guttenberg na semana passada.
Ele admitiu "graves erros" na tese de 2007, mas insistiu que não copiou intencionalmente o trabalho de ninguém. O caso causou grande polêmica na imprensa e levou a pedidos de renúncia da oposição. Na terça-feira (1º), ele cedeu e renunciou.
O número de seguidores do grupo do Facebook que deseja o retorno do ex-ministro continua crescendo e já passa dos 570 mil.
Merkel apoiou Guttenberg durante a crise. Os líderes da oposição disseram que ela não o demitiu por temer perder apoio dos eleitores conservadores, especialmente no Estado de Baden-Wuerttemberg.
Guttenberg foi o ministro mais popular no gabinete de Merkel. Mas a popularidade do aristocrata era baseada na sua imagem cuidadosamente cultivada de honestidade e integridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário