sábado, 19 de fevereiro de 2011

Weber e a ação social

Weber e a ação social

Enquanto para Émile Durkheim a ênfase da análise recai na sociedade, para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) a análise deve centrar-se nos atores e em suas ações.
Para Weber, a sociedade não é algo exterior e superior aos indivíduos, como para Durkheim. Para ele, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas. Por isso ele define como objeto de Sociologia a ação social. O que é uma ação social? Para ele é qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
Assim, Weber dirá que toda vez que se estabelecer uma relação significativa, isto é, algum tipo de sentido entre várias ações sociais, teremos relações sociais. Só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações, com os demais.
A partir dessa definição, Weber afirma que podemos pensar em diferentes tipos de ação social, agrupando-os de acordo com o modo pelo qual os indivíduos orientam suas ações. Assim, ele estabelece quatro tipos de ação social:
• Tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;
• Afetiva: aquela determinada por afetos ou estados emocionais;
• Racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;
• Racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que estabelece fins e organiza os meios necessários.

Tanto na conceituação da ação social como na definição de seus diferentes tipos, podemos perceber que Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Pelo contrário, as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais, e os agentes escolhem, o tempo todo, diferentes formas de conduta. As idéias coletivas, como o Estado, o mercado econômico, as religiões, só existem porque muitos indivíduos orientam reciprocamente suas ações num determinado sentido. Estabelecem, dessa forma, relações sociais que têm de ser mantidas continuamente pelas ações individuais.
A concepção de método em Weber também será diferente da concepção de método em Durkheim. Max Weber enfatiza o papel ativo do pesquisador em face da sociedade. Os tipos de ação social propostos por ele, por exemplo, são construções teóricas que servem para tornar compreensíveis certas ações sociais dos agentes sociais. Outros pesquisadores podem apresentar construções teóricas diferentes para explicar formas de ações sociais que não possam ser explicadas pelos modelos propostos por Weber. As construções teóricas de cada cientista dependem, assim, de escolhas pessoais que devem ser feitas visando aos aspectos da realidade que se quer explicar. Desse ponto de vista, portanto, não é possível uma neutralidade total do cientista em relação à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário