sábado, 19 de fevereiro de 2011

Você é um líder?

Você é um líder?

1. Quando recebo um funcionário novo em minha equipe:
a) Costumo preparar-se e dedicar tempo para explicar a ele quais os objetivos de nossa área, as estratégias da empresa e o que espero dele.
b) Explico apenas quais as atividades que ele executará, os processos básicos da empresa e qual a sua primeira tarefa.
c) Infelizmente, não tenho tempo para explicar muito. Já tenho muitas tarefas no dia-a-dia e ele poderá aprender com os outros membros da equipe.

2. Ao delegar uma tarefa:
a) Analiso quem da equipe está capacitado para cumpri-la, explico a importância da atividade para a empresa e o que será feito com os resultados concluídos.
b) Preocupo-me em explicar detalhadamente como eu mesmo faria aquela tarefa, desta forma, tenho certeza de como serão os resultados.
c) Explico o que deve ser feito e pronto, afinal se o funcionário ocupa aquele cargo é porque tem de estar preparado.

3. Ao tomar uma decisão em seu departamento:
a) Penso nos objetivos estratégicos da empresa e analiso se minha decisão está alinhada com eles.
b) Penso nos resultados em curto prazo, afinal meu departamento é cobrado por isso.
c) Penso na melhor solução para atingir meu bônus anual.

4. Sua imagem profissional perante a equipe é:
a) De uma pessoa em que eles podem confiar e ter como referência. Minhas atitudes está sempre alinhadas ao discurso que passo para a equipe.
b) De um amigão, afinal saímos juntos para happy hours.
c) Não sei exatamente o que minha equipe pensa de mim.





5. Você costuma motivar sua equipe:
a) Sou transparente em minhas atitudes, proponho desafios compatíveis com as qualificações de cada um e ofereço reconhecimento pelos resultados.
b) Promovo reuniões de integração e motivação.
c) Meus funcionários são motivados pelo salário que recebem.

6. Quando um de seus funcionários comete um erro, sua atitude é:
a) Chamo-o para um lugar reservado, explico o erro cometido e oriento-o sobre qual teria sido a ação correta. Peço que refaça o trabalho e acompanho o andamento.
b) Não tenho paciência. Prefiro refazer eu mesmo.
c) Dou uma bronca na frente de todos, assim ninguém mais cometerá o mesmo erro.

7. O que você tem feito para atualizar-se nos últimos tempos?
a) Presto atenção em todos os feedbacks que recebo, tentando identificar pontos que posso melhorar. Busco informações sobre as perspectivas da empresa e do mercado para saber em quais aspectos devo melhorar.
b) Leio jornal, acesso a Internet, assino uma revista, além de cumprir os treinamentos que a empresa disponibiliza para mim.
c) Infelizmente, não tenho tido tempo para fazer cursos.

8. O quanto você se preocupa com o desenvolvimento de sua equipe?
a) Muito. Estou sempre procurando saber quais as motivações e o potencial de cada um. Converso com eles a respeito disso e estou sempre alerta às oportunidades que posso oferecer a eles.
b) Preocupo-me. Quando sobra uma verba, procuro enviar um funcionário para uma atualização técnica.
c) Assim como eu vou atrás dos meus objetivos, eles devem fazer o mesmo. Cada um por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário