sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sarkozy visita Turquia em meio a polêmica sobre entrada na UE

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, disse que vai confrontar o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em visita ao país, sobre sua oposição à entrada do país na União Europeia.
"Nós alertamos Sarkozy sobre este assunto. Nós dissemos que a forma que vocês lidam com a Turquia está muito errada", disse Erdogan, em entrevista exibida na noite de quinta-feira. "E eu vou perguntar a ele amanhã. Eu vou dizer, "olha, você fez tal e tal declaração, mas você diz coisas diferentes para mim".
Os planos da Turquia de adesão à UE estão cada vez mais fracos. Dos 35 capítulos da Turquia --temas a serem negociados-- apenas um foi concluído, 12 estão em discussão, e 18 foram congelados por causa da oposição da França, Chipre e outros membros.
Sarkozy não visitou a Turquia desde que chegou ao cargo em 2007. Nesta sexta-feira, ele chega ao país não apenas como líder francês, mas como presidente do Grupo dos 20.
Paris procurou minimizar a tensão e disse que os encontros com o presidente Abdullah Gul e Erdogan devem focar essencialmente sobre as questões do G20 e do Oriente Médio.
Erdogan disse ainda que as relações turco-francesas exigem uma visita mais longa que as poucas horas que Sarkozy permanecerá no país. O comércio bilateral foi de cerca de 12 bilhões de euros em 2010 e a França está entre os maiores investidores estrangeiros na Turquia.
Em uma entrevista a um jornal turco, Sarkozy reiterou a sua oposição à entrada da Turquia como membro de pleno direito da União Europeia, dizendo que prefere que ela se torne um parceiro privilegiado devido ao seu papel de ponte entre Oriente e Ocidente.
"Por esta razão, acredito que é necessário ter as relações mais próximas possíveis, sem ir para a plena adesão da União Europeia, o que não seria realmente benéfico para a Turquia ou para a União Europeia", disse ao "Posta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário