quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Saldo positivo

Saldo positivo
Lula termina seu mandato recebendo elogios e lançando uma aliada


Nathália Boni

nathaliaboni@hotmail.com

Estabilidade econômica, geração de empregos, implantação de programas sociais. Tudo isso faz parte do rol de elogios que permeiam o fim do mandato Lula e o retrospecto de seu governo. “Boa parte do prestígio do atual governo deve-se à capacidade de gerir melhor o modelo herdado da administração anterior”, explica o Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Virgílio Arraes.

Google Imagens


No quesito diplomático, Lula se firmou no mesmo modelo de Fernando Henrique Cardoso, que também conquistou status e fama políticos. O diferencial do atual presidente, no entanto, é sua imagem internacional como bom negociador e figura carismática. “Para os europeus, é um sonho realizado ter Lula e o Brasil no comando de uma América Latina unida. Espera-se que o sucessor de Lula garanta um futuro em que o continente se una em torno da política e da economia”, afirma o doutorando em Ciências Políticas pela PUC-SP e professor da Universidade Federal de Santa Maria - RS, José Renato Ferraz da Silveira.

Na política externa, prevaleceu o agronegócio, o que significou não mudar a estrutura fundiária, ou seja, não realizar a reforma agrária. “Por outro lado, houve uma atenção maior à América do Sul, necessária para ajudar a manter a indústria brasileira, incapaz de competir de modo geral com países mais desenvolvidos”, comenta o Professor Arraes.

Porém, o governo não conseguiu estabelecer uma política duradoura de convergência da produção científica das universidades com a demanda da sociedade. O que diz respeito aos problemas ambientais é outro motivo de insatisfação popular, assim como a discussão sobre os recursos e a preservação da Amazônia.

Ademais, os inúmeros escândalos que envolveram denúncias de corrupção, erros de estratégia e desmandos políticos também não impedirão que Lula termine seu mandato com forte apoio popular - o que chega a ser invejável para a oposição - além de uma boa diplomacia internacional. “O governo Lula caminha para seu final com duas bandeiras que podem garantir à Dilma a vitória na sucessão presidencial: a estabilidade da economia e sua popularidade”, afirma o doutorando José Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário