sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

População do Japão tem menor crescimento desde 1920

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A população do Japão aumentou apenas 0,2% nos últimos cinco anos, o índice mais baixo de crescimento desde 1920, quando o levantamento começou a ser feito, indica o último censo realizado no país e divulgado nesta sexta-feira.
Em 1º de outubro de 2010, o Japão tinha 128,06 milhões de habitantes, mostra o levantamento do governo, que espera que a população, em constante diminuição desde 2007, esteja reduzida pela metade em 2100.
Os últimos dados do censo refletem "uma mudança drástica na estrutura social de nossa nação, uma baixa da natalidade e um aumento do índice de mortalidade", afirmou um funcionário do Ministério de Assuntos Internos e de Comunicação.
Muitos jovens têm dúvidas sobre formar uma família, já que a consideram como um peso para sua carreira e seu estilo de vida pessoal.
Um estudo realizado em 2009 mostra que 40% dos japoneses não pensam em ter filhos depois de se casar.
A débil taxa de fecundidade japonesa permaneceu muito baixa em 2009, sem mudar seu nível em relação ao ano anterior --estabilizando-se em 1,37 crianças por mulher, o que interrompe uma ligeira recuperação iniciada desde seu mais baixo nível alcançado em 2005 (1,26 crianças por mulher).
O governo de centro-esquerda japonês, que chegou ao poder em setembro de 2009, fez da luta contra o envelhecimento da população um de seus objetivos centrais.
Entre as medidas-chave figuram o aumento do número de creches e uma ajuda familiar de 13 mil ienes mensais por criança até que terminem a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário