quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os grandes órgãos em função da paz

Os grandes órgãos em função da paz
Conheça a estrutura da organização internacional mais importante do mundo


Diogo Zambello

diogo_zambello@hotmail.com

A ONU é dividida em seis principais órgãos:

A Assembléia Geral é formada por todos os membros da ONU. Fica ao seu cargo admitir novos membros, realizar as principais discussões, avaliações e recomendações para os rumos da Organização, contudo, o órgão não tem o direito de deliberar.

Divulgação

Assembléia da ONU em debate.

No Conselho de Segurança, o órgão mais poderoso, participam quinze países membros. Dez são eleitos para um mandato bienal pela Assembléia e cinco são permanentes (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China), os quais têm o poder de veto sobre qualquer decisão tomada pelo Conselho. Para o Cientista Político, José Renato Ferraz da Silveira, “o Conselho de Segurança contraria essa ordem democrática que a Assembléia garante”. Em caso de ameaça à segurança mundial o Conselho determina como será a atuação dos membros diante dos conflitos, o que é decido pelo Conselho se torna obrigatório para todos os membros da ONU. “Já é uma estrutura defasada, que foi feita a partir do contexto de fim da Segunda Guerra Mundial”, comenta José Renato sobre o Conselho.

O Secretariado, a banca executiva da Organização, é responsável pela coordenação de políticas, programas e operações diárias. Seu chefe é o porta-voz da ONU, o Secretário Geral, nomeado pela Assembléia Geral. Atualmente, quem ocupa o cargo é o sul-coreano Ban Ki-Moon, - oitavo Secretário Geral da história da Organização – que deve cumprir mandato até 2011.

Fica por conta do Conselho Socioeconômico a coordenação de estudos e o aconselhamento sobre as ações econômicas e sociais da Organização. A educação e saúde internacional também fazem parte da área de atuação desse Conselho.

A Corte Internacional de Justiça da ONU está situada em Haia, na Holanda. É uma banca judicial cuja função é lidar com casos em que nações acusam outras nações de práticas impróprias.

Atualmente o Conselho de Tutela está desativado pela Organização. A tarefa do Conselho era, inicialmente, administrar territórios que se encontravam sob tutela internacional, por exemplo, as colônias que não haviam conquistado sua independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário