quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Obama e Calderón marcam encontro para discutir segurança

DA ANSA, NA CIDADE DO MÉXICO

Os presidentes do México, Felipe Calderón, e dos Estados Unidos, Barack Obama, vão se reunir no próximo dia 3 de março, em Washington, para discutir temas da agenda bilateral.
De acordo com uma nota emitida pela Casa Branca, os mandatários devem se concentrar nas questões de segurança e combate ao crime organizado.
O anúncio do encontro entre Obama e Calderón ocorre após o ataque contra agentes da Divisão de Investigações da Alfândega e Imigração dos EUA (ICE), no estado mexicano de San Luis Potosí.
O incidente causou a morte do agente Jaime Zapata, elevando para dois o número de policiais federais norte-americanos assassinado no México desde 1985, quando Enrique Camarena, da Agência Antidrogas (DEA), foi sequestrado e morto.
Além de seu reunir com Obama, Calderón vai se encontrar com o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano John Boehner. Também estão previstos diálogos com empresários, a fim de impulsionar acordos comerciais.
Este será o quinto encontro bilateral entre Calderón e Obama desde janeiro de 2009. Na segunda quinzena de março, o líder norte-americano fará um giro pela América Latina, com paradas no Chile, El Salvador e Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário