quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O esboço de um muro econômico

O esboço de um muro econômico
São 20 anos de unificação de uma Alemanha que ainda preserva traços do passado “murificado”


Giuliana Chorilli

giuliana_chorilli@yahoo.com.br

Mariana Zaia

O que restou do extenso muro em Berlim.

Vinte anos separam a Alemanha atual do dia da unificação territorial: nove de novembro de 1989. Foram quase trinta anos de uma nação dividida por dois sistemas políticos que promoveram as diferenças que ainda existem no país. Mesmo com muito desenvolvimento na região do antigo Oriente socialista, ainda hoje o atraso é perceptível, tanto na área econômica como nos meios de transporte e também na infraestrutura urbana.

Entre conspirações, há os que dizem que a crise financeira, há época, atingiu mais a região ocidental capitalista que a oriental socialista. A explicação para tal hipótese é a existência de um maior número de pequenas e médias empresas nos estados que fizeram parte da extinta Alemanha Oriental, companhias que, portanto, dependem pouco de exportações. O progresso da Alemanha Oriental dá-se pelos campos da microtecnologia, da tecnologia de energia solar e de produtos orgânicos. Contudo, de acordo com uma análise realizada pelo Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas, o lado oriental do país ainda tem grandes desafios a serem superados.

Élcio Padovez

O muro, hoje, é espaço para manifestações artísticas.

O Muro que separava a República Federal da Alemanha da República Democrática Alemã serviu para preservar uma diferença econômica por causa do rendimento econômico per capita do Leste que perfaz apenas 70% do nível ocidental. Até hoje o Estado transfere por volta de 30 bilhões de euros do Oeste para o Leste anualmente.

Conforme o cientista político e professor, Dr. José Renato Ferraz da Silveira “Hoje ainda há uma disparidade entre as regiões que pertenciam ao lado ocidental e oriental. Um dos desafios da Alemanha nesse século XXI está no combate ao desemprego e no desenvolvimento econômico dos estados da antiga Alemanha Oriental”, diz o professor.

Assista a reportagem da BBC Brasil sobre o Muro de Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário