quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Missão: Salvar o mundo

Missão: Salvar o Mundo
Quase todos os países do planeta unidos por um ideal


Diogo Zambello

diogo_zambello@hotmail.com

Estabelecer a paz mundial, auxiliar na colaboração entre as nações, gerar valores de democracia, promover o respeito aos direitos humanos, evitar mais uma guerra mundial e solucionar problemas globais como pobreza, fome, degradação ambiental etc. Achou ambicioso? Estes são os principais objetivos da ONU, a Organização das Nações Unidas.

Divulgação

Atualmente a ONU é formado por 192 Estados soberanos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1919, foi criada a Liga das Nações, cujo objetivo era manter a paz no mundo. Com a eclosão da Segunda Guerra, porém, a Liga foi dissolvida, mostrando a necessidade de um órgão internacional poderoso que pudesse dar conta dos impasses entre as nações. Um dos grandes problemas da Liga era a ausência das superpotências, como por exemplo, os EUA.

Em 1941, durante a Segunda Guerra, foi criado o Tratado do Atlântico, organizado por Estados Unidos e Reino Unido. O documento previa a luta contra o Eixo e contou com a assinatura de 26 países do bloco capitalista. Caminhando para o fim da Guerra, em 1944, Estados Unidos, Reino Unido, França, União Soviética e China, organizaram e redigiram outro documento, o Tratado das Nações Unidas. O documento foi ratificado originalmente por 50 países durante uma conferência realizada em São Francisco, nos EUA, em abril de 1945. Oficialmente, porém, a Organização foi fundada meses depois, em outubro desse mesmo ano.

Hoje, a ONU, sediada em Nova York, é formada por 192 Estados soberanos - praticamente todas as Nações do mundo. Seus membros estão ligados por meio da Carta da ONU, um tratado que dispõe sobre os direitos e deveres da comunidade internacional. Segundo o Cientista Político, José Renato Ferraz da Silveira, “a ONU é uma instituição democrática a medida que procura representar todos os seus países signatários”.

A estrutura da Organização é composta por seis principais órgãos, Assembléia Geral, Conselho de Segurança, Secretariado, Conselho Socioeconômico, Corte Internacional de Justiça e o Conselho de Tutela – hoje em dia desativado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário