domingo, 27 de fevereiro de 2011

IMPLANTAÇÃO DE ESTÁGIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA SECRETARIA DE MUNICÍPIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO E PROJETOS ESTRATÉGICOS (S

IMPLANTAÇÃO DE ESTÁGIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA SECRETARIA DE MUNICÍPIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO E PROJETOS ESTRATÉGICOS (SMD)


PAPEL ESTRATÉGICO


A aceleração da urbanização e dos processos de internacionalização e globalização, ao mesmo tempo em que reduz o poder do Estado Nacional e gera grandes concentrações urbanas, amplia a necessidade de cooperação descentralizada em nível local, abrindo novos horizontes para a articulação entre cidades de diferentes partes do mundo e privilegiando relações diretas entre cidades e organismos internacionais.
Em países como Brasil, onde a inserção internacional nos anos 90 foi realizada de maneira subordinada e sem um projeto nacional, o Estado teve seu papel ainda mais diminuído e as grandes cidades transformaram-se em lócus das extraordinárias desigualdades estruturais nacionais. Este processo evidenciou a importância e a necessidade de políticas de inserção social em prol da cidadania nas cidades, e do estabelecimento de relações diretas entre estas e organismos internacionais.
Santa Maria, geopoliticamente localizado no Cone Sul, centro do Rio Grande do sul, a proximidade com o Uruguai e Argentina, pólo educacional, distritos industriais em expansão, energia, características reais capazes da participação nas redes de cidades e Mercocidades.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Com o advento da globalização e a aceleração dos fluxos internacionais de comércio, o município de Santa Maria-RS passa a ter um papel estratégico na articulação da cooperação descentralizada em nível local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
As principais atribuições do estagiário são:

I) assessorar o Prefeito em contatos internacionais com Governos e entidades públicas ou privadas;
II) estabelecer e manter relações e parcerias com organismos multilaterais, organizações não governamentais internacionais, fundações, representantes diplomáticos, empresas internacionais, cidades-irmãs do Município de Santa Maria, e outras entidades afins;
III) fornecer suporte técnico aos órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Santa Maria em contatos internacionais, bem como no desenvolvimento e elaboração de convênios e projetos de cooperação internacional.

ESTRUTURA GERAL

Secretário Municipal, Secretário Adjunto, Coordenadores Gerais, para gerenciar os projetos e os convênios internacionais, Assessores técnicos e Assistência Administrativa.

Um comentário: