domingo, 13 de fevereiro de 2011

Expectativas dos alunos de RI da UFSM

Expectativas dos alunos em relação às RI.

“Como estudante das Relações Internacionais ou futura internacionalista, vejo-me diante de duas perspectivas: a do medo, na qual estão os anseios de estudar e participar de uma área nova, onde não existe ainda uma estrada concreta a ser seguida; e a de perseverança - a qual acredito mais atrair os estudantes de RI – consiste em construirmos nós mesmos, a estrada em que caminharemos, a idéia é amedrontadora, mas também desafiante, de que o futuro das Relações Internacionais depende, na maior parte, somente de nós”.
Claudia Trindade

“O curso de Relações Internacionais passa atualmente pelas dificuldades de um curso novo, recente ainda para o mercado de trabalho. No entanto, é reconhecível sua importância no cenário internacional de um mundo globalizado. Portanto, como estudante, eu espero encontrar em minha formação profissionais especializados e específicos da área que consigam contextualizar nas disciplinas estudadas a sua aplicação em nossas futuras carreiras e assim formar profissionais com excelência e propriedade, bem como engajados em consolidar a profissão dentre as mais bem-conceituadas”.
Bruna Dutra

“Acredito que grande parte dos alunos de Relações Internacionais, um dia prestará a prova do Itamaraty. Sendo o curso da UFSM muito voltado à área da economia, a meu ver, falta preparo para tal concurso. Seriam necessárias mais cadeiras relacionadas ao direito e história, que creio ser mais que essencial na carreira de um futuro diplomata”.
Victoria Costa

“Espero que, ao longo da graduação, possa explorar as áreas do curso, em especial as que pretendo me especializar futuramente e aproveitar ao máximo as oportunidades que a instituição me proporcionar, superando também as dificuldades. Dessa maneira, pretendo tornar-me uma profissional que entenda o que acontece no mundo e que possa lidar com ele, adquirindo a formação humana adequada ao contexto contemporâneo e inserção no mercado de trabalho nesse setor em expansão que são as Relações Internacionais devido sua atual importância no contexto em que estamos inseridos. Também acho importante ressaltar o grande aprendizado que o curso proporciona por ter um pouco de cada área, como economia e política, por exemplo”.
Cássia Brites Rodrigues

“Como o curso de Relações Internacionais da UFSM é bastante notado para a área de economia, e eu sempre fui interessada pelo ramo de Comércio Exterior, espero conseguir fazer uma pós-graduação nessa área do conhecimento, dentro ou fora do país, e poder trabalhar em alguma empresa multinacional no futuro”.
Larissa Londero

“Minhas expectativas em relação ao curso são que durante e ao final dele eu possua uma visão ampla das Relações Internacionais e das disciplinas correlatas que me permita atuar na área com desenvoltura e eficiência. Também, que o curso propicie um entendimento político-econômico e sócio-cultural das relações entre os países e da dinâmica do sistema internacional”.
Letícia Rossi Ortiz

“As expectativas que tenho como estudante de Relações Internacionais são a de ter uma formação bastante diversificada e completa e que me permita entender a conjuntura internacional e os eventos que a compõe. Apesar de não esperar sair da faculdade um especialista em economia, política, direito ou história, pretendo adquirir conhecimento suficiente para usar essas disciplinas como ferramentas da análise internacional. A fim de atingir esse resultado, espero durante a faculdade muitas leituras e debates entre os alunos. Também julgo que é extremamente necessário que o aluno de RI fique atento aos fatos internacionais noticiados diariamente, e que aos poucos, ao desenvolver o estudo, consiga fazer relações entre elas e o seu significado global. Assim, penso que durante o curso de RI é necessário ser dedicado e atento para se chegar a esse nível de análise”.
Leonardo Augusto Peres

Espero que, com o passar do tempo, o curso de Relações Internacionais da UFSM possa se consolidar no cenário regional e nacional, fortalecendo e aprimorando sua grade curricular, para que possa formar profissionais aptos a avaliar, debater e auxiliar na solução das grandes problemáticas do Sistema Internacional. Sabemos que o curso ainda está em processo inicial de consolidação, mas, com as muitas atividades já realizadas, demonstrando o potencial deste curso, estou otimista e consciente de que as expectativas serão concretizadas, e quiçá superadas.
Junior Ivan Bourscheid

Nenhum comentário:

Postar um comentário