quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ele é o cara

Ele é “O Cara”
Carisma e diplomacia trouxeram fama e status à Lula


Nathália Boni

nathaliaboni@hotmail.com

O presidente Lula foi escolhido personagem do ano pelo jornal espanhol "El País" e qualificado pelo líder do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, como um "homem cabal e tenaz", em um artigo publicado no site do diário, no dia 10 de dezembro. "Seguindo o caminho aberto por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava para se transformar em uma formidável realidade, com um brilhante porvir e uma projeção global e regional cada vez mais relevante". Com esse discurso, o líder espanhol exemplifica o sucesso internacional que Lula alcançou.

Alex Majoli - El País

José Luis Rodriguez Zapatero, líder do governo espanhol, considera Lula "um homem que assombra o mundo"

Eleito em 2002, Luís Inácio Lula da Silva iniciou seu governo em meio a desconfianças e incertezas. “Estaria sendo alçado ao poder um presidente que, de forma efetiva, lutaria em prol da classe menos abastada de nosso país? A promessa de crescimento econômico e da importância do Brasil em nível mundial tornar-se-ia real?”, questiona Marcelo Haydu, mestrando em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo e pesquisador do Grupo de Análise e Prevenção de Conflitos (Gapcon – UCAM). Essas eram perguntas feitas por milhares de brasileiros e autoridades que estavam na expectativa sobre o que aconteceria no mandato de um ex-metalúrgico do ABC Paulista.

Hoje, sete anos depois, o ex-sindicalista é uma figura reconhecida em todo o mundo, com fama e status de personalidade artística. “No consenso geral da sociedade internacional, o presidente Lula é apontado como um sujeito político capaz de liderar uma força mundial para resolver impasses internacionais, como por exemplo, o conflito entre o Irã e Israel”, explica o doutorando em Ciências Políticas pela PUC-SP e professor da Universidade Federal de Santa Maria - RS, José Renato Ferraz da Silveira. Com credibilidade e autonomia em seu discurso, Lula chegou a ser chamado de “O Cara” pelo presidente estadunidense, Barack Obama.

Google Imagens

Presidente americano Obama não poupa elogios ao líder brasileiro

Obama, inclusive, não poupa elogios ao líder brasileiro, a quem julga ser o mais popular entre os políticos. “O bom relacionamento do Brasil com os Estados Unidos e com alguns países europeus faz crescer a esperança da aceitação do país como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, desejo brasileiro há muito tempo”, comenta o pesquisador Haydu.

A aprovação de Lula não é só no âmbito internacional. Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha aponta que 70% da população brasileira apóia o governo Lula. É inegável que ao longo de dois mandatos, Lula tornou-se uma figura carismática, que atrai principalmente a camada mais pobre do país. “O atual governo é muitas vezes lembrado pelo trabalho direcionado aos mais pobres, visando à diminuição da desigualdade social no país, tendo em alguns casos, como por exemplo, no Programa Bolsa Família, resultados muito expressivos”, afirma Marcelo Haydu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário