sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dezenas de milhares de egípcios pedem um novo governo no Cairo

Dezenas de milhares de pessoas se concentraram nesta sexta-feira na praça Tahrir, no centro do Cairo, para exigir a formação de um novo governo e que o ex-ditador Hosni Mubarak, que renunciou no último dia 11 após 18 dias de intensos protestos contra seu regime, seja levado aos tribunais.
A manifestação, convocada pelos mesmos grupos que organizaram os protestos antirregime, foi realizado em meio de medidas especiais de segurança.
O acesso à praça Tahrir, que foi epicentro da recente revolta popular egípcia, estava vigiada por soldados, apoiados por tanques militares.
Também havia um cordão de civis que, igual aos soldados, exigiam documentos de identidade de quem entrava na praça.
"Não precisamos deste governo, queremos um novo que nós possamos escolher", disse um dos jovens manifestantes, Omar el Guendi.
O Egito vive um período de transição política que se abriu após a renúncia de Mubarak, mas a maioria dos ministros e o chefe do gabinete, Ahmed Shafiq, procedem do regime anterior.
A concentração coincidiu com as orações do meio-dia desta sexta-feira, a celebração religiosa semanal mais importante para o mundo muçulmano.
O sermão ficou a cargo do imã Mohammed Gibril, que dirigiu as orações de uma plataforma, ajudado por alto-falantes.
Os manifestantes levavam bandeiras e cartazes, e muitos deles com as caras pintadas com as cores da bandeira egípcia.
Em muitos cartazes se viam fotos de alguns dos 300 mortos durante os protestos políticos que acabaram com o regime de Mubarak.
Os lemas da concentração incluíam a formação de um novo governo e um julgamento contra o ex-presidente, que se retirou para a cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, na Península do Sinai, após anunciar sua renúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário