quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Berlusconi pediu a Gaddafi "suspensão imediata da violência"

DA EFE, EM ROMA
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, pediu ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, a "suspensão imediata da violência" na Líbia durante a conversa que ambos os governantes mantiveram por telefone nesta terça-feira à tarde.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira em uma declaração extraordinária do ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, na Câmara baixa italiana, onde explicou que a resposta de Gaddafi ao pedido de Berlusconi se baseou em seu discurso transmitido pela televisão na terça-feira.
Berlusconi "pediu a suspensão imediata da violência, mas a resposta foi a repetição da análise que já havia sido pronunciada na televisão", disse Frattini, em um discurso no plenário da Câmara dos deputados transmitido ao vivo aos telespectadores italianos.
Na resposta a Berlusconi, Gaddafi mencionou a acusação da "suposta tentativa por parte de potências estrangeiras --entre as quais também citou a Itália-- de intervir nos assuntos da Líbia", acrescentou.
O ministro das Relações Exteriores italiano também explicou que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, havia solicitado que Berlusconi que intercedesse de modo direto na crise líbia a partir de Gaddafi, com quem o primeiro-ministro da Itália demonstrou uma especial sintonia pública nos últimos anos.
Em um breve comunicado divulgado nesta terça-feira, a Presidência do governo italiano informou a conversa telefônica mantida entre Kadafi e Berlusconi, sem fornecer detalhes sobre o conteúdo do telefonema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário